Foto: Riotur/Divulgação
Da Agência Brasi - por Cristiane Ribeiro, repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro
As obras de revitalização do imponente Theatro Municipal do Rio de Janeiro vão ser ampliadas, com investimento da Política Nacional Aldir Blanc, de Fomento à Cultura. São R$ 11 milhões para a reforma do palco e melhoria na estrutura física.
Mas a previsão é que as novas intervenções não atrapalhem a temporada de espetáculos deste ano. Pois, segundo a presidente da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Clara Paulino, tudo será feito aos poucos, como já tem acontecido com a mudança de estofados, a troca do carpete e das cortinas das frisas.
O novo palco terá piso flutuante, utilizado nas principais casas de espetáculos do mundo, que abrigam companhias de balé consagradas como o Royal Ballet, de Londres, e o ballet da Ópera de Paris.
Duas etapas importantes que envolvem a troca da cortina do palco e o processo de nivelamento do piso ficarão para 2025, durante o período de recesso, em janeiro, e parte de fevereiro.
A Fundação Teatro Municipal conta com 81 artistas na orquestra sinfônica, 90 no coro e 85 integrantes no corpo de baile, além de técnicos e funcionários. Considerado um dos mais importantes equipamentos culturais do Brasil, o teatro completou 115 anos no mês passado.